Reforma Tributária: NFS-e Nacional Já Está Valendo

A Reforma Tributária já começou!

A Reforma tributária começou a dar os primeiros passos agora em novembro de 2025. No dia 01/11/2025 iniciou a obrigatoriedade de emissão de NFS-e no padrão Nacional para empresas Prestadoras de Serviços tributadas pelo Simples Nacional. Em 2026 a transição se estenderá para os demais regimes tributários e modelos NF-e e NFC, impactando também no comércio e indústria. 

Como qualquer mudança, por mais simples que seja, enfrentamos diversos desafios, entre eles está a adequação sistêmica, a adaptação com o novo layout, o entendimento e alinhamento dos novos campos a serem preenchidos. Por outro lado, é possível perceber que a padronização traz benefícios tanto para o prestador, quanto para o Tomador de serviços. 

Atualmente, cada prefeitura possui sistema e layout próprio para emissão de NFS-e, com a padronização isso se harmoniza e simplifica, principalmente para aqueles que operam em mais de um Município. 

Além do layout e sistema de emissão as alterações trazem alterações no código de tributação e item de serviço (NBS). No link https://www.gov.br/nfse/pt-br/biblioteca/documentacao-tecnica/documentacao-atual/anexo_b-nbs2-lista_servico_nacional-snnfse.xlsx/view. É possível observar os códigos de serviços no novo padrão Nacional. 

Observe um exemplo: 

Como era: 

Como ficou: 

Para nós da Inova Services a Reforma tributária já começou! 

Por Idirlene Santos Gallina 

descubra

Confira também

Tipos de Containers

Containers não são todos iguais — e escolher o errado pode custar caro. Nosso e-book revela os tipos mais usados no transporte marítimo e aéreo,

Leia mais »